sábado, 29 de agosto de 2009

Tecnologia contra a nostalgia da leitura


25/06/2009
Biblioteca Municipal teve uma queda de 30% no movimento a partir de 2008

Estudantes redescobrem a importância da biblioteca
Há tempos, as bibliotecas foram os únicos meios disponíveis para que os estudantes executassem suas pesquisas escolares. Atualmente, com o advento da internet, o movimento nesses locais de atenção concentrada e silêncio caiu razoavelmente.
Em Três Lagoas, os funcionários da Biblioteca Pública Municipal “Rosário Congro” sentem essa queda dia-a-dia. Segundo a coordenadora da biblioteca, Dalva Aparecida Catanante, de 2005 até o momento houve queda de aproximadamente 30%. “A internet não pode ficar de fora nas pesquisas atuais, mas os livros ainda trazem mais detalhes que enriquecem os trabalhos escolares. Os trabalhos executados por meio das enciclopédias obrigam os estudantes a praticarem a leitura. Consequentemente, eles tem que fazer os resumos, ajudando também na ortografia. O interessante é mesclar a pesquisa na internet e os livros”, explica.
Atualmente, cerca de 200 pessoas entre estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e candidatos a concursos ou vestibulares ainda freqüentam a biblioteca. “A maioria dos estudantes comparecem à biblioteca para fazer pesquisas e trabalhos a pedido dos professores”, diz Dalva, afirmando que esse incentivo é muito importante para o desenvolvimento intelectual da juventude.
Dalva enfatiza que, além de conhecimento, a biblioteca promove a integração entre os estudantes. “Geralmente as tarefas executadas na biblioteca são em grupos. Isso faz com que os alunos troquem idéias, experiências e discutam o assunto do trabalho. No entanto, a internet deixa o estudante isolado do mundo social e faz com que ele crie seu próprio mundo, o ‘virtual'”, analisa. A facilidade de adquirir um computador pessoal contribuiu ainda mais para a redução no fluxo de pessoas entre as estantes dos livros.
Informática
Para modernizar a Biblioteca Municipal e facilitar as pesquisas atuais, a coordenadora informa que será implantada uma sala de informática com 11 computadores e acesso à internet. A instalação da “Biblioteca Virtual” está prevista para julho ou agosto deste ano. “A navegação será restrita às pesquisas, principalmente a assuntos da atualidade”, destaca.
Depoimentos
Laurien Leslie Souza (15), também do 9º ano, diz que pelo menos uma vez por semana comparece à biblioteca para fazer empréstimos de livros de literatura. Ela prefere fazer seus trabalhos na biblioteca. “Com a internet as pesquisas tornam-se mais práticas e rápidas, mas normalmente desviamos o foco da pesquisa entre Orkut e o MSN”, completa.
Larissa Natali, também do 9º ano, diz que foi uma descoberta muito interessante fazer as atividades na biblioteca. “Além de aprender mais, foi a única vez que conseguimos fazer um trabalho de equipe”.

4 comentários:

  1. Gabriel sobre o livro "Primeiros amores é um livro muito bom para os apaixonados "mirins"(eu sou um deles)e que conta a história de Ana Flor,que era apaixonada pelo Caio.No começo eles brigaram por um tempo,mas no fim ficaram juntos e Ana deu seu primeiro beijo.

    ResponderExcluir
  2. Julia livro sobre "Primeiros amores".
    Achei muito bom o livro.Que conta sobre o primeiro amor de Ana Flor e Caio.O conflito que Ana passou com sua mãe.Mas no fim deu tudo certo, e viu que sua mãe não era uma insensível como ela havia falado.A parte que eu mais gostei foi quando Caio deu seu primeiro beijo em Ana Flor.

    ResponderExcluir
  3. GABRIEL E JUJU É MARAVILHOSO VER QUE VOCÊ S GOSTAM DE LER. CONTINUEM ASSIM!

    ResponderExcluir
  4. É UMA PENA QUE NA MAIORIA DAS ESCOLAS IGNORAM ESSE ESPAÇO,ASSIM COMO AS SALAS DE INFORMÁTICA?SUA ESCOLA TEM E USA

    ResponderExcluir