sábado, 29 de agosto de 2009

Para gostar de ler


Para gostar de ler
O desafio é tirar os nós dessa relação tumultuada entre o ser humano e a leitura, que envolve prosa, poesia, escola, obrigação, prazer. Você já sabe que ler é importante. Mas como fazer para seu filho descobrir isso?
Cristiane Rogerio e Marina Vidigal

Sentir gosto, ouvir, conhecer o frio e o quente, cheirar, ver. O escritor e cartunista Ziraldo acha que ler e escrever deveria ser encarado assim, como um dos sentidos do ser humano. 'Poder escrever o que sente e entender o que lê é tão importante quanto', afirma. E ele não está falando de alfabetização, de juntar sílabas, saber pronunciá-las e entender do que se trata. Mas, sim, do efeito de ler, ser surpreendido, refletir depois, querer contar para os outros. 'O livro infantil desperta o gosto pela leitura', diz o cartunista. Tanto nas crianças quanto nos adultos.
E por que a leitura não pode dar prazer à criança, como assistir à TV, falar no MSN, ouvir iPod e jogar no computador? O verbo 'precisar' pode ser uma explicação. Dificilmente ele se dá bem com o substantivo 'prazer'. Pois um tem obrigação embutida, o outro, escolha. Imagine se obrigássemos as crianças a comer chocolate ou pipoca, jogar futebol, dançar, dar risada...
Por mais esquisito que pareça, prazeres precisam ser apresentados. Você precisa ter acesso, provar e gostar, ou não. Por que as crianças preferem outras atividades, em vez de ler? Será que elas têm livros disponíveis? Há algum adulto - aquele ser que criança adora imitar - por perto delas que ame livros? Se você sabe que livro é importante mas se perdeu nos argumentos, continue a ler esta matéria. Você já se deu conta do que há no mundo da literatura? Ele nos dá abrigo, refúgio, medo, conforto, mais dúvidas, novidades, frio na barriga... É lá que redescobrimos que não somos máquinas: temos sentimentos - bons e ruins. O mundo da leitura é tão rico que as crianças vão querer ler tudo e ficar com gostinho de 'quero mais'. E uma boa notícia: como todo bom hábito, é melhor que seja desde cedo, claro, mas nunca é tarde para começar.

3 comentários:

  1. Ler não é só decodificar letras....É você SABER ler o que está nas entrelinhas!

    ResponderExcluir
  2. E você?Está lendo algum livro no momonto?Conte sobre o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ler, com certeza deve ser uma tarefa que deve se tornar agradável, principalemte na fase da infância. gosto muito de ler e no momento estou lendo o livro "psicanálise dos contos de fadas" muito bom por sinal, você conhece?

    ResponderExcluir