terça-feira, 25 de agosto de 2009

5 Dicas para estimular a Leitura em casa


Com a gripe suína e a recomendação de não freqüentar lugares lotados, o ideal é buscar alternativas caseiras para se divertir com as crianças. Confira nossas dicas.

Entreter as crianças muitas vezes não é uma tarefa fácil. E com a recomendação de evitar lugares lotados por causa da nova gripe, é preciso criatividade. Então, por que não aproveitar esse momento e estimular ainda mais a leitura? Confira 5 dicas para tornar esse momento bem divertido.

1.Leia para – e com – as crianças. Escolha os livros preferidos delas (e os que você mais gosta) ou então, procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos apenas para meninas (ou para meninos), de dar medo, com animais, como a Cristiane Rogerio, editora de Educação e Cultura da CRESCER, faz todas as sexta-feiras no nosso blog
Ler Pra Crescer.

2.Invente suas próprias histórias. Uma boa dica para estimular a criatividade é o jogo de cartões
A Fantástica Fábrica de Histórias para Crianças (Ed. Matrix). Você pode pegar o primeiro cartão com o início e estimular as crianças a continuar.

3.A história que vocês inventaram também pode se transformar em um
roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

4.Outra ideia é inventar canções sobre o tema do livro ou recriar a história com
desenhos.

5.Chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.



3 comentários:

  1. Nossa, todas essas dicas são mesmo muito importantes, e de grande ajuda para os pais .

    ResponderExcluir
  2. CORRUPÇÃO: A VERGONHA NACIONAL

    A cada dia que se abre um jornal, se liga um rádio ou uma tv, temos sempre notícias de casos vergonhosos neste Brasil. São denúnicas e mais denúncias de corrupção, desvios de verbas públicas, brigas políticas que ninguém sabe ao certo quais os motivos, descobertas de atos praticados cujos acusados dizem não haver ilícitos ( mais são imorais), cujo final de tudo, não vemos nenhu tipo de punição.
    Todos as vezes que denúnicas são levadas ao público através da mídia, o brasileiro já nem liga mais para isso, tornando-se inclusive piadas de esquinas e de butequins . E o que realmente está sendo feito para que isso possa ter um basta de uma vez por todas ? Se há alguma coisa sendo feita, ninguém viu, ninguém ouviu, ninguém sabe.
    Curiosidade nos leva a procurar saber das coisas, e , conosco não foi diferente, pois pesquisando em um site pela internet nos chamou a atenção sobre o número de operações realizadas pela Polícia Federal desvendando falcatruas, desvios e por que não falar "meteção de mão no dinheiro público", que depois de anos, não ficamos sabendo de uma pessoa sequer que tenha cumprido "cadeia" . Como aqueles que furtam apenas uma bicicleta ou um toca CDs ( que da mesma maneira estão errados e devem receber sua punição) e muitas vezes permanecem esquecidos atrás das grades neste nosso país.
    Para se ter uma idéia, no próprio site da Polícia Fedderal informa que em 2007 foram 167 operações com 2.673 pessoas presas. Já em 2007, foram 188 operações com 2876 pessoas presas. Em 2008, foram 235 operações com 2475 pessoas presas e já em 2009 que nem chegou ao seu final, já tivemos 143 operações com 1338 pessoas presas.Um enorme trabalho da PF que é de tirar o chapéu para esta entidade. Ao final, perguntamos : quantas dessas pessoas estão cumprindo pena pelos crimes praticados ? Lembrando que muitas dessas operações envolvem pessoas desviando dinheiro público, corrompendo funcionários públicos a troco de benefícios, dinheiro e muito mais . Observem que a cada operação feita gasta-se dinheiro para prepará-las e colocadas em prática, da mesma maneira a logística que é utilizada, para depois não estarmos vendo essas pessoas envolvidas em falcatruas cumprindo suas penas "fechadas" atrás das "grades" .
    Ninguém pode julgar além da lei, ninguém é mais que a lei, por isso esbarram em leis que muitas vezes dão brechas para que corruptos não cumpram suas penas em cadeias ou penitenciárias, como acontece com aqueles que como mencionamos, furtam uma bicicleta ou até mesmo um pote de margarina(como ocorreu com uma mulher que fez um furto em um supermercado, criando uma grande polêmica este assunto, pois permanceu "trancada" por um bom tempo). Temos que cobrar de nossos políticos para que não fiquem somente brigando entre si por poder ou cargo importante. Temos que cobrar daqueles que prometem mundos e fundos quando em campanha e que quando sobem ao poder se omitem de tal maneira que passa a ser vergonhoso. Temos que sobrar dos políticos que se movam para que o Brasil seja moralizado e não que tenha um título de ser conhecido lá no exterior como um dos países em que mais ocorrem corrupções e, ocorrem por que ? Talvez pelos corruptos serem sabedores que as leis aqui são brandas, são fracas , não levam ninguém para a cadeia ,local onde deviram estar esses dilapidarores do patrimônio público. Todos querem leis mais rígidas para que quem for "investir " ou "atacar" o dinheiro do povo destinado à saúde, à educação, ao bem estar social e muitos outros, saibam que vai parar na "cadeia" e pode ter os bens todos confiscados efetivamente, como acontece em outros países mais sérios.
    O povo brasileiro está cansado de tantas impunidades. Isso já se tornou para todos uma vergonha nacional, e, por que não dizer uma vergonha internacional.

    ResponderExcluir
  3. E ai Tia Luzia Gostou do Texto??
    Eu achei muito enteresante para à nossa aula...

    ResponderExcluir